terça-feira, 23 de março de 2010

Qual o seu tipo de pele?



Pele normal

É a pele que todos sonham ter! Não é para menos: sua aparência é saudável, pois produz gordura na quantidade certa, e apresenta um tônus adequado de elasticidade.
É a pele macia, suave, de textura aveludada, sem poros dilatados ou brilho excessivo. Não é seca nem oleosa. Retém água na medida necessária para se hidratar naturalmente. Diferentemente do que o nome sugere, não é o tipo predominante em paises de clima quente como o nosso.

Por estar equilibrada e naturalmente hidratada, ela possui a quantidade ideal de oleosidade. Raramente apresenta espinhas e cravos, nem qualquer sensação de incômodo.

Cuidados básicos

-Limpeza pela manhã e pela noite, hidratação (cremes leves ou emulsão) e filtro solar.


Pele oleosa

É a pele que produz maior quantidade de secreções sebáceas e sudoríparas e, por isso, tem aparência espessa, brilhante e úmida. Encontrada principalmente em pessoas morenas ou orientais Além disso, os seus poros são visíveis, pois estão sempre dilatados, o que facilita o aparecimento de cravos, principalmente no rosto, e cistos em algumas regiões do corpo.

Devido à super-atividade das glândulas, esse tipo de pele suporta melhor as ações de agentes externos e resiste mais à ação do tempo.

Cuidados Básicos

-Limpeza duas vezes ao dia (com sabonete apropriado com sabonetes em barra ou líquido) com substâncias controladoras da oleosidade.
-Para hidratação, é ideal escolher produtos a base de gel ou gel-creme, por serem oil-free e filtros solares.

Pele acnéica

A pele acnéica é a muito oleosa e brilhante. Costuma apresentar áreas inflamadas e com pontos avermelhados, em decorrência da presença constante de cravos e espinhas. O rosto, o peito e as costas costumam ser as áreas mais afetadas - devido ao número maior de glândulas sebáceas que possuem. Para retardar o aparecimento da acne é recomendável utilizar produtos que inibem todas as etapas de formação do sebo.

Cuidados Básicos

-Loções oil-free com ação esfoliante e secativa. Para inibir a reação enzimática responsável pela produção do sebo utilizar Extrato de Ulmaria, Enxofre.
-Utilizar produtos com Resorcinol, Ácido Salicílico. Que são agentes queratóliticos que agem evitando a formação de comedões.
-Para retardar a proliferação bacteriana indicar produtos que contenham Melaleuca.


Pele sensível

É o tipo de pele frágil, fina e bastante irritável. Fica avermelhada com facilidade, pois reage facilmente ao contato com agentes externos, como sol, cosméticos inadequados, variações climáticas,etc.

Muitas vezes responde com ardor ou prurido ao contato com algum cosmético. Tal reação negativa não se caracteriza como alergia, pois, ao utilizar o mesmo produto em outra parte do corpo não há reação de intolerância.
Se sua pele é sensível, fuja das formulações com ácidos e enzimas, e muito cuidado com produtos para o contorno dos olhos. Essas substâncias costumam irritar seu tipo de pele.

Cuidados Básicos

-Hidratantes com Extrato de camomila, Aloe-Vera, Alantoína, Extrato de Portulaca e Algas com pepino.
-Tônico Calmante, sem álcool.
-Hidratante para o dia, com filtro solar Sem perfume, anti-alérgico, em veículos leves e suaves como serum. Deve-se priorizar o uso de produtos hipoalergênico, sem fragrância.
-Esfoliante Nem pensar.

Pele Seca

Fina e opaca, áspera e sem brilho, perde água com facilidade e está mais propensa às rugas e ao envelhecimento precoce. A sensação de estiramento é sua principal queixa. Tem poros quase invisíveis, espessura fina, descama com freqüência, é áspera e sem brilho. Em geral, seu tipo se enquadra nas mulheres de pele clara ou rosada. Você também pode ter a pele seca por conta da exposição ao cloro (esportistas), a ambientes aquecidos ou com ar-condicionado.

Cuidados Básicos

-Limpador Emulsão de limpeza, demaquiantes ou sabonete em forma de creme (nunca sabonetes em barra, pois ressecam mais ainda).
-Tônico Suave, sem álcool. Use três vezes por semana.
Camomila, azuleno, aloe-vera, calêndula.
-Hidratante Para o dia, com filtro solar, na forma de loção cremosa hidratante.
Uréia, silicone, colágeno, óleo de canola, aquaporine active, ácido hialurônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui