quinta-feira, 8 de abril de 2010

Antioxidantes utilizados em Cosméticos


São compostos que barram ou retardam o mecanismo de oxidação de componentes em uma formulação cosmética, farmacêutica, de alimentos ou de outros produtos susceptíveis à oxidação. Na indústria cosmética, os componentes mais propensos à oxidação são as fragrâncias, os corantes, os ativos e, principalmente, os óleos vegetais e alguns emolientes.
A aceitação de um produto cosmético ou de cuidado pessoal pelo consumidor é fortemente influenciada pela fragrância ou odor do produto. A utilização de um antioxidante adequado aumenta o potencial de venda, pois permite oferecer produtos estáveis e protegidos da degradação oxidativa.
A auto-oxidação não somente pode destruir a fragrância do produto como causar odor e aspecto desagradáveis. Praticamente qualquer hidrocarboneto pode sofrer auto-oxidação, porém, a presença de insaturação, como nos triglicerídeos, amplia seriamente a possibilidade de degradação substancial dos produtos cosméticos. Pode ocorrer auto-oxidação em produtos formulados com óleos, gorduras e outros ingredientes naturais, mesmo utilizando-se embalagem adequada e tomando-se as precauções normalmente adotadas no processamento dos produtos.

4 comentários:

  1. Olá Joyce, tbm sou farmacêutica e amo a área de cosméticos. Sou pós graduada em Manipulação magistral alopática e sempre dominei mais a cosmetologia. Desde a adolescência. Qual curso nos torna cosmetóloga? Seria o MBA em cosmetologia? Pode me fornecer algumas dicas de cursos no Rio e/ou São Paulo?
    Mto obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Letícia,
    Como vai? Obrigada por visitar o meu blog.
    Você precisa fazer uma pós em cosmetologia, vc encontra na Racine, ABC- Cosmeticos, Unicastelo, inclusive sou docente do curso e pós graduação com MBA em cosmetologia da Unicastelo.

    Qualquer dúvida me escreva.

    beijos
    Joyce

    ResponderExcluir
  3. Joyce, vi no site abaixo sua minusciosa descrição sobre laser.
    http://bagarai.com.br/tratamento-de-ultima-geracao-com-led-para-beleza-e-estetica.html
    Eu trabalho na area de vendas, mais precisamente, cabelos, e surgiu uma grande dúvida: o uso do led para potencialização de tratamentos, vc pode me dizer se "cientificamente" isso funciona???
    Muito obrigada pelas outras dúvodas que seu blog nos ajuda a solucionar.

    Beijos
    Rebeca

    ResponderExcluir
  4. deidson daniel
    sou estudante de farmácia e gostaria de saber se vc pode me indicar algum tema para meu tcc na areá de cosméticos, pelo fato de trabalhar nesta areá trabalho na industria bio extratus queria algo na areá muito obrigado aguardo retorno.me envie um email para deidsondanil@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui