terça-feira, 27 de julho de 2010

Por que tenho tremedeira ao sentir fome?


A chamada “tremedeira” ocorre geralmente quando a pessoa fica muito tempo sem se alimentar. Nesses casos, o índice de açúcar no sangue fica muito baixo, provocando uma condição chamada hipoglicemia. A glicose (açúcar) é o combustível utilizado pelo cérebro, assim quando está escassa no sangue – o que ocorre quando ficamos mais de 3 horas sem comer -, o cérebro manda mais sinais em forma de tremores, dores de cabeça, tonturas, irritabilidade e desmaios. O único tratamento para isso é comer, a cada 3 horas, uma pequena quantidade, de preferência alimentos saudáveis.

28 comentários:

  1. Legal ler uma explicação sobre isso. Sempre pensei que pudesse ser realmente, mas ainda não tinha pesquisado sobre o que sinto quando estou há algum tempo sem me alimentar. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Também tenho isso, mas pare passar preciso comer algo doce, senão continua por algum tempo! É chato demais. Quando saio levo uma bala, pois senão fico com tremores e com problemas para falar, meus dentes ficam cerrados. O controle dos pedais do carro ficam menos precisos. Um saco! Mas já sabia que era isso. Meu pancreas produz muita insulina e por isso preciso comer com menor intervalo. Não devo comer mais, senão o pancreas acostuma a lançar ainda mais insulina no organismo e o cérebro acaba copiando e passa a ser lançada sempre a mesma quantia. Excesso de produção de insulina pode causar colapso do pancreas e a dibetes.

    ResponderExcluir
  3. eu sinto tremores também, tem horas que eu não consigo nem falar, por causa da fome. Quando tenho fome de madruga se por algum motivo eu não jantei, parece que eu vou morrer com , porque me sinto muito mal.

    ResponderExcluir
  4. ola tenho 17 anos, desde os meus 11 anos nunca comi antes de ir pra escola e muito menos almoçar na escola. Hoje em dia eu so almoço as vezes no final de semana ou feriado. as vezes sinto muita dor de cabeça, tonteira, fraqueza e tremedeira. porque isso acontece. bjs aguardo informaçoes

    ResponderExcluir
  5. Eu tremo muito quando tenho fome,so passa quando mim alimento

    ResponderExcluir
  6. É horrível eu não posso ficar com estômago vazio,nem chega a ser fome e já passo mal,tremores,sudorese,começa com tremor e vai se agravando, ate a taquicardia será é uma tal de hipoglicemia reativa? o trem só passa quando coloco algo no estômago,tenho que andar com bananas quando viajo dentro de ônibus,viagens longas ou qualquer lugar que vou tenho que ter cuidados,isso tem controle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando...seu post tem bastante tempo já.. mas conseguiu descobrir oq ocorre para ter esses sintomas?

      Excluir
    2. Reativa é se vc almoçar e pouco tempo já sentir vontade.Acho!

      Excluir
  7. Me ajude por favor Joyce,me da uma direção!

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho isso, já tentei ficar para ver no que dá , mas desmaiei, outras vezes passei mal, nem enxergava bem, não posso passar fome, nem consigo fazer dieta, estou com 65 kilos queria perder 5, mas é muito dificil, só comendo sempre, quando viajo, ou vou em algum evento levo bolchas na bolssa. No carro fica umas bolchas, tenho que viver preocupada com comida o ttempo todo.



    ResponderExcluir
  9. A Solução É Parar Completamente COM O AÇUCAR ..pois mais paradoxal que seja quando vc ingere açúcar eu corpo fica pedindo mais isso gera um circulo vicioso de toma de açúcar tremor ingesta de açúcar mais tremor. SUGIRO COM BASE EM EXPERIMENTAÇÃO CLINICA EM MIM MESMO A COMPLETA RETIRADA DA GLICOSE DA INGESTA ALIMENTAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Quando se tira açúcar é se tiver o resultado de glicemia alto, quanto ao tremor é se alimentar.Minha Opinião

      Excluir
  10. Eu também sinto tremores não posso nem demora pra toma café da manhã se acordo 6:00 e já tenho q levantar e comer porq se não eu começo a tremer , aí só passa se eu comer coisa salgada coisa doce em mim faz cair mais ainda o açúcar no sangue , sempre ando com bolacha de sal se não eu fico ruim , já cheguei a ir pro médico desse jeito nem enxergava nem falava parecia q ia me dá um treco horrível até o controle dos braços e pernas eu perdi nesse dia q caiu muito . Aí eu descobri q eu tenho isso desde então não consigo fica nem sem toma café da manhã nem almoça e nem jantar , tenho que fazer todas essas refeições se não eu passo mal mesmo . Isso é. Horrível , odeio jejum também porq não posso fazer , e nem dieta tô aqui sofrendo pra emagrecer só q eu não posso me alimentar pouco se não eu passo mal e também amamento ,minha BB mama a madrugada quase toda , ela acorda de minuto a minuto então por conta disso eu acordo já ruim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí pode ser confundindo, isso com problemas de nervo,sinto isso se não almoçar no horário,minha glicemia, colesterol e triglicérides é normal.

      Excluir
  11. A mesma materia do site Uol...so copiou e colou...

    ResponderExcluir
  12. Poxa q saco isso né eu tbm sinto fraqueza no corpo e tremedeiras nas mãos quando estou com fome tenho q comer escondido no meu trabalho se não passo mal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Interessante isso acontece comigo, geralmente próximo a 11:00 se quiser tirar dúvidas,fico grato... Facebook.. Jocélio Loiola...88-999161700

      Excluir
  13. Eu tremo quando passa meu horário de se alimentar. As vezes nem estou sentindo fome, estou fazendo algo e acabo esquecendo, quando vejo já estou tremendo. Mesmo depois de comer meu corpo continua tremendo e demora um pouco a passar e quando passa eu fico com a sensação de fraqueza, daí tenho que descansar até passar e demora.

    ResponderExcluir
  14. Tenho que comer a cada 3 horas, sinto tremores e dá impressão que estou com o coração acelerado, é muito ruim isso

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho isso,antes do almoço sempre começo a tremer ,suar e vem taquicardia,mais não consumo muito açúcar,odeio coisas doce ,essa tremedeira só passar depois que mim alimento.

    ResponderExcluir
  16. Finalmente depois de muito procurar por relatos de pessoas que tem esses sintomas...encontrei esse blog! Já tenho esses sintomas a mais de 10 anos e meio que me acostumei com ele. Apesar de estar me incomodando demais. Resolvi ir ao endócrino para saber o que acontece cmg! Tenho 65kg..ñ como doces...mas tenho que viver sempre com comida dentro da bolsa.. e vivo no medo constante de passar mal :( é horrível isso! Enquanto ñ me alimento essa sensação de tremor e fraqueza ñ passa. Quando souber do resultado dos exames de glicemia, insulina, peptideo volto a postar o parecer da médica. Me identifiquei com a postagem sobre comer escondido no trabalho para ñ passar mal...é constrangedor mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Eu também sinto todos esses problemas que foram citados aí, fico tremendo, sinto tonturas, mal estar é horrível.

    ResponderExcluir
  18. Descobri de acordo com os resultados dos exames que estou com resistência a insulina.. e isso causa sintomas de hipoglicemia que são as tonturas, fraqueza, mal estar. Comecei o tratamento com a metformina.. estou na terceira semana de uso.

    ResponderExcluir
  19. eu tbm sinto isso quando eu to como fome não consigo fazer nada msm..

    ResponderExcluir
  20. Também sinto tremores e fraqueza quando demoro a me alimentar, agora mesmo ja jantei porquê tomei o café da tarde mais tarde hoje e meu organismo parece que pede pra eu me alimentar logo, é horrível porquê da medo de passar mal e desmaiar.

    ResponderExcluir
  21. Eu também sinto tremores ainda bem q sou magra porq tenho q passar o dia comendo pra não fica ruim...e um nojo eu acordo e já tenho q tomar café e encher bem a barriga se não eu já fico ruim...de madrugada tenho q levantar pra comer..

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui