quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ALIMENTOS QUE PODEM SER PERIGOSOS PARA SEU FILHO

O que dar ao seu filho de 1 a 2 anos

Leite desnatado, tipo C ou light
A maioria das crianças dessa idade precisa das calorias e da gordura presentes no leite integral (tipo A ou B) para crescer. Até gordura é saudável, pois existem vitaminas que são lipossolúveis, ou seja, precisam de gordura para ser absorvidas. Depois que a criança fazer 2 anos, dependendo da situação, o pediatra pode orientar a adoção de um leite semidestanado.

Alimentos com risco de engasgo
Comida em pedaços grandes: Pique tudo bem pequeno antes de dar à criança. Na salada, pique ou rale a cenoura, beterraba ou erva-doce , ou então cozinhe primeiro. Frutas pequenas como uvas devem ser cortadas em quatro, assim como tomates-cerejas. Todos os tipos de carne e queijo devem ser picados em pedaços miúdos.

Alimentos pequenos e duros (balas, todo tipo de castanha, passas secas). Cuidado com pirulitos, pois a bala pode se soltar do palito de repente.

Alimentos moles e grudentos: Chicletes, balas moles e doces como brigadeiro podem ficar presos na garganta, e são ainda mais difíceis de ser retirados. Evite chicletes e balas e, se for dar docinhos, ensine a criança a mordê-los, em vez de enfiar de uma vez só. Creme de amendoim e doce de leite muitos espessos também grudam na garganta: só dê ao seu filho passado em pães ou bolacha, numa camada fina, e nunca numa colher.

Comer no carro: evite deixar seu filho se alimentar dentro do veiculo, pois será mais difícil tomar conta dele.

O que dar ao seu filho de 2 a 3 anos – alimentos com risco de engasgo.

Embora a criança esteja comendo cada vez melhor, ainda a risco de ela engasgar. Continue evitando os alimentos citados acima (1 a 2 anos), e tente não deixar seu filho fazendo outra atividade ao mesmo tempo, como correr, andar, brincar. Ele pode se distrair e acabar engasgando.
Depois dos 3 anos, os cuidados devem permanecer, mas ainda é preciso ficar de olho em castanhas, amendoins, balas e pipocas, que podem bloquear a respiração da criança caso sejam inalados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui