segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CÁRIES NA INFÂNCIA

Ao longo dos últimos anos, a odontologia experimentou grande avanço tecnológico, especificamente no que se refere aos novos e melhores materiais restauradores. Alia-se isso a uma maior preocupação, por parte da população como um todo, no que tange aos cuidados com a saúde bucal.
Entretanto, independente desses fatores, a cárie dentária continua sendo um grave problema de saúde publica, principalmente em países em desenvolvimento, em especial, crianças na primeira infância (zero a três anos)
A Cárie dentária é conceituada como uma doença de caráter infecciosa, da etiologia multifatorial (fatores primários, secundários e gerais), sendo imprescindível a interação desses fatores para o surgimento da doença. De forma clara e sucinta, são esses três fatores:

Primário: microorganismos cariogênicos e dieta rica em carboidratos.

Secundário: higiene bucal deficiente e ausência de flúor no ambiente;

Gerais: fatores sócio-economicos e culturais

Muitos pais desconhecem que a doença cárie é transmissível, ou seja, uma pessoa poderá transmitir para a outra. O inicio da cárie são manchas brancas que evoluem para a cavidade no dente, gerando dor e até mesmo a destruição da coroa dentaria. Ou seja, a criança não irá “pegar” a cárie, mas sim as bactérias que irão favorecer o desenvolvimento da mesma. Dessa forma, os próprios pais podem transmitir a doença para seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui