terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Manchas na pele




As manchas na pele podem ser consideradas como: câncer de pele, pintas, sardas, manchas de gravidez, manchas de envelhecimento ou até micoses.

Câncer de pele: Essa é a grande preocupação das pessoas, especialmente daqueles indivíduos de pele mais clara. Esse é o tipo mais freqüente de câncer, entretanto quando detectado precocemente apresenta grandes chances de cura. Procure não ficar exposto ao sol.

Pintas: As "pintas" ou nevos melanocíticos são extremamente comuns, podendo apresentar-se em diferentes cores, tamanhos e formatos. Podem ser elevadas, achatadas, sozinhas ou agrupadas, e surgem em qualquer parte do corpo. Sua ocorrência e distribuição é determinada geneticamente, antes do nascimento, e elas surgem mais freqüentemente nas duas primeiras décadas de vida, podendo o seu número ser aumentado por alguns fatores, como a exposição ao sol, o uso de anticoncepcionais e a gravidez.

Sardas: As sardas são causadas por aumento de pigmento da pele em determinados locais, apresentando uma tendência familiar, principalmente em indivíduos de pele clara e de cabelos ruivos. Elas localizam-se em áreas expostas ao sol, acentuando-se durante o verão e regredindo, podendo até desaparecer, no inverno. Caracterizam-se por manchas arredondadas e de coloração marrom ou acastanhada.
Manchas de gravidez: São chamadas de cloasmas e caracterizam-se por manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas bochechas, testa, nariz, lábio superior e têmporas. O fator iniciador é a exposição solar, mas também são importantes à predisposição genética e as alterações hormonais características da gravidez. As lesões podem ser de grande extensão, com bordas irregulares e com pontilhado pigmentado.

Manchas de envelhecimento: As manchas senis ou melanose solar são freqüentes em indivíduos de idade mais avançada. Entretanto, elas não são causadas pela idade e sim pelo dano causado pela exposição ao sol ao longo de vários anos.
São manchas escuras, acastanhadas, geralmente de pequeno tamanho e limites precisos. Surgem apenas nas áreas de maior exposição ao sol, como braços, mãos, face, ombro e colo. Além disso, são mais freqüentes em pessoas de pele mais clara.

Micose: As micoses ou tineas são infecções da pele causadas por fungos. A doença ocorre quando esses microorganismos encontram condições favoráveis ao seu crescimento: calor, umidade, baixa imunidade. Existem vários tipos, sendo os mais comuns.
Fique atento com a sua pele. Protege-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui