quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Saiba mais sobre os tratamentos para celulite


Tratamentos estéticos utilizando cosméticos com ativos lipolíticos, anti celulite e firmadores são os mais procurados nos dias atuais.
A compreensão das atividades biológicas do metabolismo do tecido adiposo é essencial para a condução dos protocolos realizados pelo profissional que atua na área corporal.

LIPÓLISE
ATIVIDADE ANTICELULITE

O metabolismo do tecido adiposo (gorduroso) e os mecanismos da lipólise são fenômenos complexos. Didaticamente pode ser
dividido em três fases:

1ª - LIPOGÊNESE:
fase de formação de lipídios;
2ª - ESTOCAGEM de lipídios nas células gordurosas (adipócitos);

3ª - LIPÓLISE:
Destruição (lise = quebra)
e eliminação dos lipídios.


1ª - LIPOGÊNESE
A formação das gorduras, ou lipogênese, origina-se principalmente a partir de
α-glicerofosfato, resultante do metabolismo da glucose, e ácidos gordurosos (ácidos graxos), contidos no sangue chamados lipoproteínas.

2ª - ESTOCAGEM DE LIPÍDIOS
A lipoproteína lipase é um complexo enzimático, localizado na membrana do adipócito, que hidrolisa as lipoproteínas triglicerídeas com intuito de liberar ácidos graxos livres, mais tarde estocados nos adipócitos, sob a forma de triglicerídeos.

3ª - LIPÓLISE
A lipólise que ocorre nos adipócitos é o resulto da hidrólise dos triglicerídeos. Esta lipólise libera simultaneamente ácidos graxos e glicerol, característicos desta atividade lipolítica ocorrida nas células. São vários os mecanismos de lipólise e para que ocorram é necessária a presença de várias enzimas, além de hormônios que vão agir nos receptores da membrana das células adiposas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui