sábado, 27 de março de 2010

Neurocosmética: Fórmulas da Felicidade


Pele e cérebro conectados. A neurocosmética, uma das áreas da cosmetologia que trabalha com ativos que proporcionam bem estar, aposta neste novo mecanismo para restaurar a beleza da pele através da estimulação dos sentidos.

Desde a descoberta das endorfinas, hormônios da felicidade, os pesquisadores buscam maiores conhecimentos sobre o mecanismo pela qual são estimuladas. Tomar banho de sol, sentir emoções, praticar esportes, dar gargalhadas, saborear uma deliciosa comida estimulam a liberação de endorfinas que provocam a sensações de prazer e bem-estar.

A neurocosmética, inspirada nestas sensações, baseia-se no uso de ativos e substâncias que doam ao produto texturas sedosas, perfumes euforizantes, cores atrativas que estimulam a liberação de endorfinas, uma experiência sensorial única capaz de mexer com os sentidos.

Além de tratar a pele os neurocosméticos atuam sobre o cérebro e células nervosas através do envio uma seleção de informações sensoriais que incentivam a liberação de endorfinas por todo corpo.

O sistema nervoso cutâneo apresenta algumas relações entre células como queratinócitos, melanócitos, fibroblasto, adipócitos e células do sistema imunológico. Na pele as endorfinas podem ser produzidas pelos queratinócitos, ajudam a regularizar a biologia dos melanócitos e aumentam os níveos de AMP cíclico que favorece a quebra de triglicerídeos dos adipócitos. Como as células nervosa não se renovam , os ativos neurocosméticos protegem as terminações nervosas da degeneração melhorando as funções vitais e mantendo o equilíbrio da pele do ponto de vista metabólico e imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui