terça-feira, 6 de julho de 2010

Como se Formam as Varizes


As veias dos membros inferiores contêm válvulas que impendem o retorno do sangue. Se as veias estiverem dilatadas, as válvulas não se fecham, permitindo que o sangue retorne. A pressão dentro das veias aumenta, dando origem ás microvarizes e as varizes.

VARIZES
Veias dilatadas, tortuosas e alongadas, medindo mais de 4 mm, localizadas nas pernas e pés, podendo causar dores, trombose e feridas de difícil cicatrização. Na maioria das vezes , o fator hereditário é o mais significante. A gravidez, a obesidade, anticoncepcionais e hormônios femininos de reposição também são fatores importantes para o seu aparecimento.

MICROVARIZES
Pequenas veias azuis ou azuis-esverdeadas que aparecem, sobretudo nas pernas. Em pouca quantidade, podem ser eliminadas até em consultório, sob anestesia local, seja com a cirurgia clássica ou com o laser.

TELANGECTASIAS
Vasos bem finos, de tonalidade rosada ou avermelhada, em geral localizados na face, nariz, colo, coxas, pernas e pés. Embora antiestéticos, não interferem na circulação.

Tipos de Varizes

PRIMÁRIAS – As mais comuns. Não se sabe exatamente por que elas ocorrem, mas há uma tendência genética

SECUNDÁRIAS – Surgem em decorrência de outro problema. O mais comum é a trombose venosa profunda (TVP), ou seja, a formação súbita de coágulos nas veias principais da perna, sobrecarregando o sistema venoso superficial, por onde o fluxo de sangue passa a circular. As veias se dilatam, formando varizes.

CONGÊNITA – Causada pela má formação dos vasos.

Tratamentos - NÃO CIRÚRGICOS

Escleroterapia
Crioescleroterapia
Espuma esclerosante
Laser

Um comentário:

Deixe seu comentário aqui