quarta-feira, 28 de julho de 2010

Evitar a Acne na Puberdade


Entender o Problema
A acne preocupa a maioria dos jovens e está relacionada ao aumento na produção de hormônios sexuais. Isso porque esses mesmos hormônios aumentam a atividade das glândulas sebáceas. O excesso de oleosidade, por outro lado, favorece a obstrução dos poros e ainda cria, na pele, um ambiente propicio para a proliferação de micro-organismos e para o surgimento de uma inflamação local, o que caracteriza a acne. “O problema atinge de 80% a 90% dos adolescentes. E apesar de ser uma patologia relacionada ao aumento da atividade hormonal, diversos estudos comprovam sua relação com a alimentação.

Incluir na Dieta
Os peixes ricos em Omega -3, como a sardinha que possuem um potencial antiinflamatório. O ideal é um é consumi-los três vezes por semana. Na linha de frente do combate à acne devem estar as frutas e legumes de cores amareladas e alaranjada, como mamão, manga e batata-doce. Consuma uma unidade por dia.
“Eles são ricos em betacaroteno, substancia que ajuda a tratar processos inflamatórios. Além disso, sai precursores da vitamina A, que atua para a saúde da pele”. Outra dica é consumir uma fruta cítrica diariamente, como laranja, goiaba, que promove uma espécie de faxina por dentro, graças a sua ação antioxidante.

Riscar do Cardápio
O excesso de carnes, leite e derivados. “Uma das causas da acne é a ação de um composto conhecido como dihidrotestosterona no organismo, como um produto da testosterona. Só que ele também é encontrado em alimentos de origem animal, como leites e carnes”. Fugir do chocolate também vai render uma dose extra de bem-estar. A explicação é simples: os alimentos com elevado índice de glicêmico, como balas, bolachas e massas estimulam a produção hormonal, em especial, de testosterona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui