quinta-feira, 29 de julho de 2010

Diminuir os sintomas da Menopausa


Entender o problema
Nessa fase, a quantidade de estrogênio produzido pelo organismo diminui drasticamente. O hormônio atua sobre os ossos, o coração e o cérebro. E é a sua falta o que provoca os sintomas mais comuns da menopausa: ondas de calor, suores, mudanças de humor, entre outros. O tratamento mais adotado para amenizar o problema é a terapia de reposição hormonal (TRH), mas seus efeitos colaterais incluem sangramento irregular e ganho de peso. Por isso, recorrer a uma dieta capaz de ajudar a regular os hormônios é uma alternativa interessante.

Incluir na Dieta
Alimentos à base de soja. Eles contêm isoflavonas, compostos químicos de estrutura muito semelhante à dos hormônios e que são capazes de se ligar aos receptores de estrogênios. O fitoestrogênio de função parecida vem das sementes da linhaça dourada.
“Elas são ricas em lignanas, substancias que ajudam a reequilibrar as funções hormonais. Para tirar proveito, é preciso consumir pelo menos uma colher (sopa) por dia. Outra orientação é começar as principais refeições sempre com um prato (sobremesa) de hortaliças, contendo brócolis, couve-flor, repolho ou couve – manteiga. “Esses alimentos melhoram os sintomas associados à depressão, evitam as ondas de calor e a insônia.

Riscar do cardápio
As gorduras saturadas, provenientes de queijo, carnes embutidos, chocolates e sorvetes cremosos. “Alimentos de digestão mais difícil vão agravar os sintomas típicos da fase”. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas, os alimentos com cafeína e os pratos condimentados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui