sexta-feira, 30 de julho de 2010

Soluço


O problema é incomodo, mas costuma passar rápido, mesmo sem nenhuma ajuda medica. Entretanto casos que persistem por mais de 48 horas podem apontar doenças crônicas.

Causas Comportamentais

Comer com muita velocidade é um dos principais desencadeadores desse sintoma. Ao se alimentar com pressa, sem uma mastigação apropriada, a pessoa pode sofrer uma distensão gástrica, ocasionada pela irritação dos nervos frênicos e vagos ou da cadeia simpática (mecanismo que controlam o diafragma). Nesse tipo de situação, é também comum que se “engula” ar. No estomago, sem ter para onde ir, o ar é expelido de volta, causando o soluço. O consumo de bebidas alcoólicas pode causar uma reação inflamatória quando alcança o estomago, criando uma reação similar ao refluxo gastresofágico. Essa disfunção é outro mecanismo capaz de irritar o nervo frênico. Por fim, comer alimentos quentes ou gelados demais e a alteração brusca da temperatura do corpo (exposição ao frio depois de deixar um ambiente quente) também causam soluço.

Por que ele acontece?

O soluço é o resultado de uma contração involuntária do diafragma, músculo que separa o peito do abdome, recobre o estomago e é o principal responsável pela respiração. Os mecanismos desencadeadores do soluço causam um movimento espasmódico do sistema respiratório, que por sua vez faz que o ar presente no estômago seja expelido abruptamente, e que é caracterizado pelo ruído que caracteriza o problema. O sintoma geralmente passa em pouco tempo, sem a necessidade de nenhum recurso terapêutico.
Nesses casos, o soluço não indica a presença de um grave problema. Ele se torna mais serio e requer diagnostico medico quando o medico quando persiste por mais 48 horas. As causas podem ser neurológicas (traumas), metabólicas (estímulos nos nervos componentes do sistema respiratório) e de conseqüência cirúrgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui