quarta-feira, 18 de agosto de 2010

As propriedades de cada um....

Todos os chás são extraídos da Camellia sinensis, mas o processo de fabricação e a parte da planta utilizada variam, bem como a concentração de polifenóis, que depende do solo e da variedade da planta.

Chá Verde

Preparado com as folhas de Camellia sinensis colhidas e secas ao ar livre. Em seguida, elas são expostas ao vapor d’água e enroladas. Novamente, voltam a secar naturalmente, sofrendo uma pequena oxidação e preservando os polifenóis naturais, que tem propriedade antioxidante e são responsáveis pelo sabor amargo. A folha também é rica em cálcio, fósforo, ferro e vitamina K.

O chá verde é o que apresenta maior concentração de catequinas. Assim como o vermelho, tem somente 1,5% de cafeína.
Estudos mostram que a interação da cafeína com a epicalocatequina galato proporciona maior gasto de energia, influenciando na perda de peso.

Chá Branco
O chá branco se diferencia do chá verde porque é extraído dos brotos e das flores da Carmellia sinensis. Após a colheita, eles são expostos rapidamente ao calor, por um período de tempo controlado. Posteriormente são submetidos à secagem.
É o chá que concentra mais nutrientes. Devido ao processo de fabricação, tem alto percentual de catequinas e maior poder antioxidante. Dentre suas propriedades, acelera o metabolismo, queima e ajuda a eliminar a gordura e combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Chá Vermelho
A erva é armazenada em barris para o processo de fermentação e secagem. O chá recebe este nome devido à cor avermelhada que o liquido adquire quando a bebida está pronta para o consumo.
Ricos em taninos, substância com atividade antioxidante relacionada à prevenção do câncer e do envelhecimento celular, o chá vermelho contém vitamina C e sais minerais que reduzem o colesterol. Devido à sua capacidade de acelerar o metabolismo e queimar gorduras, é conhecido como devorador de gorduras.

Chá Preto
Depois de colhidas, as folhas são esquentadas para que o óleo e as enzimas evaporem. A segunda etapa é a fermentação, que é interrompida para que elas voltem a secar naturalmente.
A cor negra das folhas, que justifica o nome, se deve à sua oxidação durante o processo de fabricação. Devido a técnica utilizada, este chá tem mais sabor encorpado do que os outros e contém cafeína.
Além de antioxidante, o chá preto é vasodilatador e favorece a concentração.
Devido à ação dos bioflavonoides presentes em sua composição, as gorduras de alta densidade e as nocivas placas de gordura seguem com mais facilidade para o fígado, onde são sintetizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui