sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Relaxamento Coreano - Um convite ao autoconhecimento

Semelhante a uma massagem, a técnica é composta de mobilizações passivas, estiramentos musculares progressivos e vibrações que liberam a energia estagnada.

Pode-se comparar o relaxamento coreano a um tipo de ginástica lúdica e relaxante que proporciona bem-estar com uma profundidade rara, harmoniza os sistemas fisiológicos e permite viver uma experiência agradável. Outros benefícios são o equilíbrio muscular e articular e a conscientização de bloqueios físicos e psíquicos.
A técnica permita ao paciente abandonar-se, vivenciando a falta de tensão em cada uma das articulações. Nem todos conseguem esse objetivo, mas pouco a pouco, deixam-se levar e percebem como é bom soltar-se. Cabe ao profissional aceitar os temores e limites do receptor.
Praticada a séculos na Ásia, o relaxamento coreano possui uma terminologia própria: o massagista é denominado doador ou operador, enquanto o massageado é o receptor ou sujeito, está modalidade traz contradições são doenças graves ou infecciosas ou fragilidades articulares, próteses de quadris ou joelhos.

Efeitos Fisiológicos
O relaxamento coreano utiliza diferentes tipos de vibrações que se difundem em ondas de distensionamento por todo o corpo. Cada segmento corporal é mobilizado por meio de ritmos e deslocamentos que forma um todo. A seguir, os benefícios:
•Libera a respiração, desbloqueia as articulações, promove o estiramento de músculos, fáscias, tendões; estimula os meridianos, reduz as tensões musculares e melhora a circulação sanguínea.
•Elimina toxinas, ácidos úricos e cristais aprisionados nas articulações e tensões musculares.

Passo a passo do protocolo
•Antes da sessão, recomenda-se uma entrevista para saber se o cliente sofre de problemas articulares, musculares ou circulatórios e se teve alguma fratura ou entorse
•Profissional e cliente vestem roupas confortáveis e acomodam-se no chão, sobre um futon. O ambiente deve ser calmo e a temperatura agradável.
•O profissional precisa dominar os deslocamentos no solo e ter fluidez e flexibilidade suficientes na execução das manobras.
•Durante a sessão o profissional mantém um ritmo respiratório regular, no qual a espiração corresponde ao momento do esforço.
•O doador deve manter as costas retas, joelhos e ombros relaxados. Para realizar as manobras, alterna movimentos de extensão e flexão das pernas.
•O profissional deve ficar atento as reações do cliente, como contratações do rosto e alterações no ritmo respiratório, para nunca ultrapassar seus limites físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui