quarta-feira, 29 de setembro de 2010

DEU BRANCO


Fique em paz com os fios que envelheceram antes da hora.
Canicie, este é o nome de um probleminha bastante comum, que certamente você conhece: cabelos brancos. Não há como reverter o processo natural de despigmentação dos fios, nem evitá-lo. Portanto, não adianta se desesperar: se os branquinhos já começaram a aparecer, o jeito é aprender a conviver bem com eles. Descubra como!

AS INFORMAÇÕES BASICAS
O fio de cabelo nasce no folículo piloso, cresce no ductofolicular e atravessa a epiderme. Nesse processo, ainda dentro do folículo, as células de queratina(queratinócitos)se unem ás celulas de pigmento(melanócitos), que dão cor aos fios. Quando há interrupção na produção da melanina dentro da célula, o fio passa a nascer sem pigmentação, ou seja, branco. Não há regra, mas a canície é mais comum após os 30anos.

OS CULPADOS

ENVELHECIMENTO. Com o tempo, a melanina deixa de ser produzida no folículo. É um processo natural e irreversível.
ESTRESSE. Pode causar a interrupção na produção de melanina. Esse é um dos motivos que levam gente jovem a desenvolver fios despigmentados. Em alguns casos, esse processo pode ser revertido, mas é muito difícil.
MÁ ALIMENTAÇÃO. A deficiência de ferro também está relacionada ao surgimento da canície.
HEREDITARIEDADE. A genética predetermina o estoque de pigmento. Se esse estoque é usado muito rápido, os fios sem pigmento vão aparecer mais cedo.

SOLUÇÕES SIMPLES

FICAR LONGE DO ESTRESSE. Comece agora uma rotina de exercícios físicos ( que são fonte de prazer e bem-estar), ou descubra outros métodos que deixam você mais calma.
CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO. Uma dieta balanceada não vai, infelizmente, impedir os branquinhos de nascerem. Mas pode sim retardar o processo.
COLORIR O CABELO. Esta é a única solução contra os fios que já estão sem pigmento. Se eles ainda são poucos, aposte em um tonalizante.Caso contrario, vá de coloração permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui